Como funcionam os alarmes auto

Dizem as estatísticas que o primeiro caso de roubo de automóveis ocorreu em 1896, apenas uma década após o lançamento do primeiro veiculo a gasolina.Alguns estudos indicam que um veiculo automóvel é roubado a cada 20 segundos.

À luz destes resultados estatísticos,não surpreende que a maior parte dos proprietários tenham investido em alarmes para os seus veículos.Neste artigo vou procurar explicar um pouco do funcionamento destes alarmes.

Como funcionam os alarmes

Se pensarmos de uma forma simples, um alarme auto não é mais que um conjunto de sensores ligados a uma central.O alarme mais simples que pode imaginar consiste em ligar o interruptor das portas a uma sirene, desta forma sempre que alguém a abrir, a sirene começa a tocar.É claro que os alarmes mais modernos são um pouco mais sofisticados que este exemplo.

* Um conjunto de sensores volumétricos, choque ou movimento.
* Uma sirene, em muitas marcas capaz até de simular diferentes sons.
* Um receptor radio de forma a receber as informações do comando.
* Um conjunto de baterias que permitem que o alarme se mantenha em funcionamento mesmo que a alimentação seja cortada.
* Uma central computorizada que monitoriza todas as informações e faz soar a sirene.

Central de alarme

A central dos alarmes auto mais recentes são autênticos mini-computadores.A sua função consiste em verificar se todos os interruptores que activam o alarme estão fechados, envia os sinais eléctricos para as luzes quando liga ou desliga o alarme via comando,faz soar a sirene quando algum dos sensores é activado (os sensores volumétricos em caso de quebra de vidros), possuem também uma memoria que informa em caso de tentativa de roubo qual ou quais os sensores activados.
Em muitos dos modelos, a central está ligada á bateria principal do veiculo mas dispõem de uma bateria de backup.A bateria de apoio entra em funcionamento sempre que os cabos gerais de alimentação são cortados.Como o corte de alimentação indica um possível assalto, a central imediatamente faz soar a sirene.Estes modelos são frequentemente conhecidos por alarmes auto alimentados.

Interruptores de porta

O elemento mais básico do sistema de auto alarm é o interruptor de portas.Nos veículos modernos utiliza-se o sistema original para informar o alarme que uma porta foi aberta.
No fundo funciona como a luz do seu frigorífico,quando abre a porta a luz acende-se, ao instalar um alarme faz-se a ligação a este circuito já existente de forma a que seja enviada a informação para a central de alarme.

Os interruptores de porta são bastante eficazes, mas infelizmente oferecem uma protecção limitada.Existem outras formas de entrar num veiculo (quebrar os vidros), e qualquer ladrão de automóveis pode furtar um veiculo sem sequer entrar nele (pode reboca-lo).

Sensores de movimento

Muitos ladrões de automóveis não procuram o carro inteiro, podem estar à procura de uma determinada peça.Muitos destes ladrões realizam o seu “trabalho” sem sequer abrir uma porta ou quebrar um vidro.Existem muitos relatos de veículos roubados com utilização de um reboque.
De forma a proteger este tipo de roubo, quase todos os alarmes tem a possibilidade de acoplar um sensor de movimento normalmente conhecido por “tilt sensor”, o funcionamento básico deste sensor consiste num pequeno cilindro com uma esfera de mercúrio e dois contactos eléctricos.

O Mercúrio é um metal liquido condutor de electricidade, dessa forma no pequeno cilindro o mercúrio está sempre em contacto com uma das ligações e quando o veiculo se movimenta este move-se fazendo contacto com a outra ligação que indica á central de alarme uma tentativa de movimentação do veiculo.

Sensores volumetricos

Na maioria das vezes os ladrões de automóveis dispõem de pouco tempo para assaltar um veículo, sendo que por isso não perdem tempo a tentar abrir uma das portas, escolhem a forma mais fácil que é partir um vidro.Um sistema de alarme auto moderno tem que detectar este tipo de intrusão.

O sensor mais comum para detectar uma quebra de vidros consiste num microfone ligado á central que mede a variação da pressão de ar e converte-a em sinais eléctricos.Os sinais eléctricos são filtrados por um crossover que está configurado para uma determinada frequência, desta forma só a frequência de quebra de um vidro irá activar o alarme sendo os outros sons ignorados.

Espero que este artigo ajude a entender um pouco melhor como funcionam os alarmes auto.

Se gostaste deste artigo....
Então podes partilhar...
...E subscrever a newsletter gratuita!

23 comentários em Como funcionam os alarmes auto

  1. Sensores de movimento, gostaria de saber onde posso comprar e quanto me custaria. gostaria de saber tb se posso ligar isso a um alarme cobra k é o k tenho montado no meu veiculo. obrigado

  2. Pode ligar qualquer tipo de sensores de movimento ao seu alarme cobra desde que tenham uma saída negativa (para evitar ligações mais complexas com inversor).

    Este blog não está ligado a nenhum representante oficial da marca e por isso não lhe consigo dar preços concretos, pesquise por casas da especialidade, certamente encontrará varias que lhe podem indicar preços do material e respectiva montagem.

    Obrigado e volte sempre que desejar.

  3. Gostaria de saber se posso mandar fazer um comando para alarme “Cobra” visto ter comprado um carro usado mas não tinham o comando (perdido)? Abrx

  4. Tente ver qual o modelo do seu alarme. Pode ter de enviar a central para os serviços técnicos para codificar novos comandos.

    Mas tem sempre possibilidade de adquirir comandos sem ter de mudar o alarme.

    Se necessitar de ajuda volte sempre.

    Obrigado

  5. Obrigado Amigo, por não ter ninguem “próximo” recorri aqui, sei que a caixa (talvez a central q fala) tem o numero 53… que me esqueci agora, está num carro do ano 2000 e é um Fiesta TDdi, como tenho poucas posses mas gosto de preservar o pouco q tenho vou, ou tenho q ir pela menor despesa, e se a poder suportar, aqui na zona do Porto haverá algum sitio que me recomende a verificação do dito? Abrx

  6. Jorge,

    Se tiver o pin code, experimente ligar e desligar o alarme com o botão que está no led.

    Se estiver a funcionar, basta encomendar um comando e programa-lo conforme descrito no respectivo post.

    Se tiver alguma dificuldade com o pin code diga.

  7. Amigo Paulo, cartão c/ pin ñ tenho, mas tenho uma chave “cobra” pequena com uns 4/5 caracteres porque um inicial k está gasto parece uma letra(?/!) e quatro algarismo, será o dito código?? E tenho ainda no molho de chaves duas “braçadeiras” plásticas c/ um cód de uma letra e seis algarismos, ou será este? Abrx e bom trblh

  8. Instalei o alarme cobra a aproximadamente 05 (cinco)anos e desde ai não teve problema, a não ser a aproximadamente 03 (tres) meses onde os dois controles/chaveiros vem dando problema e aqui em Lavras/ MG, não tem ninguém que instalam este alarme, nunca teve problemas com referido, e dai gostaria de verificar junto a vocês se tem alguém ou alguma loja que tem este controle e que possa me ceder, pois se o alarme esta funcionando e inadmissível que eu troque o alarme por causa do controle, e ainda mais se eu estou satisfeito com o produto, como disse gostaria de saber se tem algum lugar que mexe com esta marca de alarme e se tem o controle para fornecer, se já não fabrica o alarme que possuo se tem algum outro que possa adquirir e se vocês trocam ficando assim com este para melhorarem e assim aguardo uma posição e desde já agradeço-vos por me responder.

  9. Obrigada pela informação.
    Gostaria de charmar à atenção que tem os acentos no “à” todos ao contrário.
    “Á luz destes…” > “À…”,etc, etc, etc.
    Obrigada por não me levar a mal 🙂
    Maria

  10. GOSTARIA DE SABER AONDE POSSO ADEQUERIR UM NOVO LED POIS O MEU FUNDIU-SE… PRECISAVA DO FIO TODO COM O LED..

    RESPONDA PARA O EMAIL PFF É URGENTE

  11. Tenho um alarme cobra 5801, ref.4B58105TB,gostaria de ter o esquema do circuíto electrónico,( módulo central)e de montagem.

  12. Ola eu tenho uma duvida em relacao ao alarme modelo cobra G 368 tenho uma fiat scudo de 2008 que gostava de utelizar a chave de origem mas tambem queria que os vidros se e os retrovizores fechasem os retrovizores fechao com a chave de origem mas os vidros nao e possivel polos a fossionar quando o alarme e ligado OBRIGADA

  13. Olá, preciso usar a saída auxiliar do meu alarme, mas me parece que ela já está em uso, será que eu posso testar outra ou corro o risco de queimar meu alarme, como faço, não tenho mais o manual, grato !

1 Trackbacks e Pingbacks

  1. Fique por dentro Interruptores » Blog Archive » Como funcionam os alarmes auto | Alarmes cobra

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*