Como ligar o alarme ao fecho central

Para exemplo de como ligar o alarme aos diversos tipos de fecho central do veículo vou utilizar as cores dos fios usados na linha G100 (G193/G198).Antes de começar e caso não possua o esquema especifico da viatura tente identificar com um multimetro qual o tipo de fecho central que o seu carro usa.

A maior parte dos automoveis utiliza um fecho central do tipo negativo, no entanto muitas marcas usam comando de portas com ligações positivas e em alguns casos mais recentes o mesmo fio abre e fecha as portas, por isso é absolutamente essencial confirmar como funciona o sistema de fecho central antes de proceder a qualquer ligação.

Fecho central negativo ou positivo

Como pode verificar pela imagem, no caso de o fecho central ser acionado positivamente, liga-se o fio Violeta/Laranja ao positivo, nos casos em que o acionamento é negativo deve ser ligado á massa.A ligação ao fecho central mantem-se igual.

Neste caso os fios amarelo/preto e cinzento/preto não são utilizados.

Conclusão:Liga os violeta/laranja ou á massa ou corrente consoante o caso (nunca aos dois lados), o fio laranja vai abrir o fecho central e o voleta vai fechar.

 

 

 

Adicionar uma pistola  ao fecho central

Em alguns casos, nomeadamente veículos Japoneses, é necessário adicionar um motor  na porta do condutor de forma a que o alarme comande o fecho central.Neste tipo de veiculo só a porta do condutor aciona as outras e por isso não conseguimos fechar todas as portas sem a inclusão da vulgar pistola.

Nestes casos é necessário não só realizar ligações electricas mas tambêm acoplar mecanicamente o acionador ao mecanismo existente na fechadura da porta do condutor.

Em termos eléctricos todos os fios provenientes da central de alarme são necessários.

 

Acionar directamente o motor do fecho central

Uma das possibilidades quando é dificil identificar as linhas de comando positivas ou negativas, conforme 1º exemplo, pode ser acionado o motor da porta do condutor directamente pelo alarme.

Neste caso interrompem-se as duas linhas que acionam o motor da porta do condutor como que fazendo um bypass.Neste exemplo a central de alarme vai substituir o módulo de comando do fecho central original. É um tipo de ligação utilizada em veiculos onde não existe linhas de comando nas portas (em modelos com comando original por ex:)

 

Ligação a fecho central de um só fio

Existem casos de viaturas em que o fecho central é acionado pelo mesmo fio, um pouco mais dificil de identificar embora os esquemas especificos ajudem bastante neste caso 🙂

O exemplo é de um veículo Renault em que o mesmo fio abre e fecha as portas, como podem ver nesta imagem de um esquema de ligações especifico é inclusive indicada a posição na ficha original do carro.

 

Lembro que os modelos de alarme G193/G198 teem comando próprio e por isso este exemplo de ligações difere dos modelos de alarme sem comando (que utilizam o comando original da viatura).

Nos modelos de alarme anteriores tinhamos um fio violeta/branco e laranja/branco em lugar do violeta/laranja, nesse caso no 1º exemplo iriamos ligar os dois ou á massa ou á corrente, as outras cores são iguais e tem as mesmas funções.

Se gostou deste artigo partilhe-o com os seus amigos no Twitter ou Facebook .

 

Se gostaste deste artigo....
Então podes partilhar...
...E subscrever a newsletter gratuita!