Como usar os cabos de bateria

Este tema mesmo para quem está no ramo automóvel não é muito claro, não pela razão de não existirem regras, mas pelo facto de por vezes nos habituarmos a fazer o que vimos fazer uma vez sem pensar se está correcto ou não.

Usar os cabos de bateria para dar um chamado encosto num carro que não pega não é para cientistas, no entanto regras básicas de segurança são de seguimento obrigatório.

O que é que este assunto tem a ver com alarmes auto?

É simples, um mail que recebi por causa de um alarme queimado após o carro ter ficado sem bateria e o assistir na semana passada à chegada de um carro à oficina que tinha ficado com a bateria descarregada.O que era uma operação simples de ligação de um booster ou cabos de bateria entre dois carros e substituição de uma bateria,  terminou em fusiveis queimados, luzes de avaria do airbag, abs e demais avisadores acesas e finalmente uma central de alarme queimada.

No caso do mail que recebi não sei a razão, mas no outro (após relatos do episódio) foi uma troca de cabos seguida de muitas faiscas numa simples operação realizada por quem não tinha a mínima ideia de como usar os cabos de bateria.

Que cabos de bateria usar

Primeiro que tudo quero deixar bem claro que na minha opinião cabos de bateria a 15 € ou coisa parecida só por sorte põem um carro a trabalhar, se for num carro a diesel quanto muito servem para aquecer as mãos no inverno, com o consequente risco de aquecerem demais e incendiarem.

Ok, talvez sirvam para um pequeno carro a gasolina onde a necessidade de energia para o colocar em funcionamento é baixa, se tem um destes tudo bem, se não……..

Conclusão:

Se de facto quer gastar dinheiro nuns cabos de bateria que o deixem descansado, compre uns cabos com 16mm, max +- 2 metros e umas boas garras (reparem nas fotos abaixo).Os que tenho foram feitos com cabos de alimentação de sistemas de som e duas garras bem fortes, creio que me ficaram em cento e tal euros.

Como ligar os cabos de bateria

1. Confirme que os dois veiculos estão desligados.

2. Ligue uma das pontas do cabo vermelho (positivo) ao terminal positivo da bateria descarregada.

3. De seguida ligue a outra ponta do cabo vermelho (positivo) ao terminal positivo da bateria boa (com carga).

4.Ligue uma ponta do cabo preto (negativo) ao terminal negativo da bateria boa.

5. IMPORTANTE-Seguidamente ligue a outra ponta do cabo preto (negativo) a um ponto metálico limpo, sem tinta ou sinais de corrosão do veiculo com bateria descarregada. O melhor local para o fazer é o motor do veiculo. Nunca ligue directamente no terminal negativo da bateria descarregada, evitando assim faiscas causadoras de uma possível explosão.

6. Coloque o motor em marcha do veiculo com a bateria boa  e mantenha-o um pouco acelarado durante alguns minutos antes de tentar colocar o outro em funcionamento.

7.Desligue os cabos na ordem inversa.

8. Mantenha o veiculo a trabalhar durante algum tempo de forma à bateria ganhar alguma carga.

Esta é a única forma de usar os cabos de bateria em segurança e de forma a não comprometer nenhum outro componente electrónico da sua viatura.

Este é o procedimento que costuma usar? Como costuma usar os cabos de bateria para dar um encosto?

Se gostaste deste artigo....
Então podes partilhar...
...E subscrever a newsletter gratuita!

10 Comments on Como usar os cabos de bateria

  1. marques // 22/10/2010 em 1:28 pm //

    boa tarde, gostaria se lhe fosse possivel que me esclarecesse a seguinte duvida: tenho um alarme cobra instalado num fiat punto, não sei qual o modelo do alarme ( foi instalado em 1998 ), mas a questão é a seguinte, o carro está parado e ficou sem bateria, não sei se foi por isso ou não mas o alarme disparou mas com o som mais fraco quase não se ouvía, tentei desliga-lo através do comando e não deu, o comando tem pilha nova e está memorizado, então para não estar a ouvir o alarme desliguei o cabo da bateria e acabou-se o barulho.
    agora mesmo com a beteria descarregada assim que encosto o cabo ao borne o alrme dispara logo e já com o som bem alto, mas continuo sem conseguir desligá-lo pelo comando.
    será por causa da bateria estar fraca? se mesmo com ele a tocar ligar aquela bateria a outra para lhe dar carga consiguirei desligar o alarme?
    grato pela atenção.

  2. admin // 22/10/2010 em 1:49 pm //

    O alarme tocou precisamente por falta de bateria do carro, assim que colocar ou carregar a bateria deverá poder voltar a liga-lo normalmente.

  3. Guilherme deAlmeida // 04/08/2011 em 11:15 am //

    Bom dia:

    Tenho 2 carros com alarme cobra, mas tenho outro que vinha com um alarme ROBOCAR. Disseram-me que eram os Senhores os representantes, são-o defacto? se não forem sabem onde poderei ir? é que partiu-se um comamdo e eu queria comprar, para não ficar só com um.

    Muito obrigado

  4. admin // 04/08/2011 em 4:29 pm //

    Desconheço o representante dos alarmes Robocar.Lamento não poder ajudar.

  5. Helder Martins // 16/01/2013 em 12:38 pm //

    Viva ainda relacionado com o tópico que publicou embora que nao seja do seu ambito, mas porque não disponho de cabos de bateria (encosto), mas tenho um carregador de baterias, poderei fazer a carga a bateria sem desligar os cabos da mesma ao carro (para não perder informação memorizadas) Muito obrigado .

  6. admin // 16/01/2013 em 7:04 pm //

    Sim, não tem problema.

  7. Dário // 25/03/2013 em 12:29 pm //

    A bateria do meu carro é recente no entanto passado 2 semanas sem trabalhar o carro já não ligou.

    Fiz o procedimento habitual para recarregar a bateria, deixei o carro mais ou menos 1 hora parado, tentei liga-lo e não funcionou.

    gostaria de saber se depois de recarregar a bateria é preciso andar com o carro durante um tempo considerável?

  8. admin // 25/03/2013 em 6:55 pm //

    Não sei qual o procedimento que efectuou para carregar a bateria, mas se foi ligar os cabos e por a trabalhar só por si não é suficiente.Tem de andar com o carro para carregar melhor a bateria.

  9. MUITO BOM

  10. Sergio // 25/11/2013 em 12:56 pm //

    Em relação à pergunta sobre usar um carregador com a bateria ligada ao carro, deixo um alerta.

    Se for um carregador mais simples – aqueles que têm 1 (corrente) ou 2 indicadores analógicos (corrente e tensão/voltagem) – não haverá qualquer problema.

    Tenham atenção aos carregadores electrónicos, especialmente os que também fazem manutenção da bateria, não porque não sejam bons, mas pela forma como essa manutenção é feita.
    Uma forma típica da manutenção de bateria – ou se o carregador detectar uma bateria com alta resistência interna (sinal de bateria antiga ou que teve muito tempo descarregada) – é de fazer pequenas cargas e descargas através de picos. Este tipo de manutenção pode danificar a electrónica do carro, se a bateria estiver ligada ao carro.

3 Trackbacks & Pingbacks

  1. Anónimo
  2. Cuidados a ter no uso de um sistema de arranque de emergencia.
  3. Anónimo

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

*