Autoaprendizagem de comandos originais

Para que os comandos originais da viatura, para alem de abrir e fechar as portas accionem também o alarme, é necessário realizar uma auto-aprendizagem do sinal de activação/desactivação.Embora esta seja uma operação normalmente realizada uma só vez (quando da montagem do alarme), é possível que factores como troca de bateria da viatura ou quaisquer outros possam impedir que os comandos originais do seu veiculo funcionem correctamente.

Antes de descrever os passos necessários é reprogramação dos comandos originais, chamo à atenção para o facto que só é possível realizar esta operação se o alarme estiver correctamente ligado, nomeadamente o fio do capot e ligação aos interruptores de porta.

Entrada em programação e auto-aprendizagem dos comando de chave

As seguintes condições são necessárias para memorizar (ou rememorizar) os comandos à distancia originais do veiculo:

-Sistema de alarme desligado.
-Porta e capot abertos.
-Ignição ligada (sem motor a trabalhar).

Entrar na programação:

-Introduzir o pin code, pode ver como introduzir o código aqui.
Se todas as condições se verificarem o led acende-se e depois de aproximadamente 3 sec o sistema responderá com um sinal dos indicadores de direcção (piscas), assinalando que entrou na programação.

-Desligar e voltar a ligar a ignição.
Os indicadores de direcção piscarão duas vezes a confirmar que se encontra na tabela de funções base do sistema de alarme.

-Prima o botão do led interior para activar a função de auto-aprendizagem.
Um piscar longo do led confirma a activação.

-Feche a porta e desligue a ignição.
O led começará a piscar rapidamente para indicar que está pronto a receber o sinal de activação.

-Pressione o botão de fecho de portas do seu comando original de forma a que estas se fechem.
O led acende-se fixamente durante 2sec confirmando que a aprendizagem deste sinal se realizou.
De seguida um piscar lento indica que o sistema está novamente pronto para memorizar o sinal de desactivação.

-Pressione o botão de abertura de portas do seu comando original.
O led do alarme desliga-se e um piscar dos indicadores de direcção confirmam que a operação foi realizada com sucesso.

Teste os seus comandos de chave originais confirmando o fecho/abertura e simultâneo ligar/desligar do alarme.

Estes passos só são válidos para os alarmes Cobra 3868 e só devem ser efectuados em caso de mau funcionamento dos comandos originais em relação ao alarme, não ao fecho de portas, nesse caso deve ser verificado pelo concessionário respectivo.

Até uma próxima dica.

Se gostaste deste artigo....
Então podes partilhar...
...E subscrever a newsletter gratuita!

34 comentários em Autoaprendizagem de comandos originais

  1. Depois de introduzir o pin, desligar e ligar a ignição tem de premir uma vez o botão do led.

  2. Ok… Está a funcionar correctamente, muito embora parece que continua um bocado malandro para desarmar quando abro as portas pois só à 2ª tentativa é que desarma. Mas tudo o resto funciona, o capot, os vidros a intrusão no habitaculo, está tudo ok!

    Muito Obrigado

  3. Boas Preciso de ajuda com um alarme que deixou de funcionar , ou melhor arma e desarma mas frequentemente tranca as portas sozinhoe e fica com os piscas a piscar e o carro não pega, é um bmw 325tds e não tenho o manual de instruções, no modulo do alarme tem as seguintes instruções.

    4M1980STA – 0.9800181 e no outro modulo tem 4M055STA-0.9700503

    Gostaria de saber se é possivel encontrar manual ou como resolver o problema.

    Obrigado
    Rui Oliveira

  4. Boa noite.
    Tenho um fiat com alarme original de fabrica, perdi o controle remoto (comando) deste alarme e consegui comprar outro exatamente igual ao anterior, que por sua vez não funciona.
    Gostaria de saber se alguem conhece algum lugar no Rio de Janeiro que codifica o controle para que ele fique Pareado com o Alarme do Carro?
    Quem faz esse tipo de serviço e que nome é dado a esse tipo de serviço?
    Meu alarme é um HL Original da Fiat, e na nova caixa de comando tem a informação HL-6664 é retangular com um led vermelho e apenas um botão.
    Obrigado

  5. Normalmente os comandos originais só o próprio concessionário é que pode configurar.

  6. boas,tenho um corsa B com alarme cobra ,a pilha do meu comando esteve de ser trocada e agora nao funciona,como posso resolver o problema?

  7. muito obrigado pela ajuda.
    ja tenho o meu comando operacional,assim com os 30 euros que ia pagar para memorizarem o comando sempre posso ir jantar com a “maria”.
    mais uma vez gracias……

  8. Ainda bem que funciona.
    Agora 30 euros para uma coisa que se faz em dois minutos…………………no coments.
    Cumps

  9. boas,tenho um corsa B com alarme cobra ,a pilha do meu comando esteve de ser trocada e agora nao funciona,como posso resolver o problema?

  10. Siga as instruções do artigo que explica o que fazer quando se substitui a pilha do comando e o comando deixa de funcionar.
    Cumps

  11. Se o alarme é mesmo original só num concessionário Opel conseguirá efectuar a programação.

  12. Boa noite.

    Tenho um volvo 850 de 1994 com alarme cobra (n sei modelo porque n tenho nehum documento do mesmo) e comando volvo original.
    Comprei o carro em 2a mao e na altura o alarme vinha desligado (inicialmente até pensei que nem tinha o alarme a funcionar) Após mudar a bateria verifiquei que ao carregar no botão de abrir as portas do carro e a pressionar mais de 2 seg o fecho central fechava o carro todo e o alarme ficava activado. Para desligar carregava no mesmo botão mais rápidamente e o comando era desactivado e as portas abertas.
    Entretanto e com o passar dos anos verifiquei que o comando estava a ficar gasto e que tinha mais dificuldade em activar\desactivar o alarme pelo que uma vez que o consegui desactivar passei a fechar e abrir o carro apenas com a chave.
    Ontem precisei de desligar a bateria e depois de a ligar fechei novamente o carro com a chave. De manha fui trabalhar e mais uma vez o carro estava ok, mas hoje à tarde quando cheguei ao mesmo e abri as portas (sempre com a chave) o alarme disparou, as luzes acendem e apagam e eu nao consigo desactivar o alarme… Resultado, tive q desligar a bateria para o mesmo se calar e vir a pé pra casa porque nao consegui por o carro a trabalhar por causa do imobilizador…

    Preciso de ajuda urgente para o sucedido. Já mudei a pilha porque pensei que poderia estar relacionado mas continua a nao fazer nada…

    Não tenho papeis nenhuns do alarme porque quem me vendeu o carro me aldrabou (dava para horas e horas de conversa…)

    Muito obrigado.

  13. Boa Tarde sr admin, a pouco tempo compréi um opel astra G 1.7 DTI do ano 2000 com alarme cobra mas os comandos são completamente diferente aqui divulgados, tem um botão em cima (para selecionar) e por baixo com mais 4botões numerados de 1a4, tenho o código do alarme mas não séi funcionar com ele, tentéi mas tive dificuldades de desliga-lo depois de tanta volta, se poder ajudar agradeço

    cunprimentos

  14. Boa tarde.

    Instalei um 3868 num smart Fortwo cdi.

    Liguei os cabos todos e consigo por o alarme a funcionar. Acontece que ao programa-lo para reconhecer as chaves de origem o led fica sempre a piscar rapidamente à espera do sinal mas depois nao reconhece.. fecho e abro com o comando mas o alarme nao reconhece a instrução.

    Alguem pode ajudar?

    Obrigado desde já.

    Cumprimentos

  15. ola boa tarde tenho um ibiza de 99 e o comando de chave deixou de funcionar! sera que me podiam ajudar a reprograma-lo?

  16. Apenas posso ajudar se o comando original estiver a fechar as portas e não ligar o alarme.
    A programação do comando na viatura tem de ser feito no concessionário da marca.

  17. Boa tarde
    è possivel atraves de um alarme cobra 3995 fazer a programaçao na chave original da viatura?

    Cumps

  18. Apenas os modelos 4615,4410, G368 e 3868 podem funcionar em modo plip, ou seja, activar o alarme através dos comandos originais.
    Os primeiros (4615/4410) podem funcionar com comandos próprios e comandar alguns tipos de fecho central.

  19. Resumindo, no meu não é possivel correcto? não existe nenhum modulo adicional que o permita?

    Cumprimentos

  20. Bom dia,
    A minha duvida é a seguinte.
    A carrinha daminha namorada tem estalado um alarme cobra. O mesmo não tem comando.
    Como posso saber se o alarme está bom e gostaria ainda de saber se dá para programa o mesmo com outro comando do meu alarme cobra, neste caso do meu carro.

    obrigado

  21. Boa noite,

    em primeiro lugar, obrigado por ter respondido tão rápido.

    A viatura é uma 306 de 98.

    mas o alarme deve ter sido aplicado por algum dono que a mesma já teve.

    o meu interesse é por, ter o comando da chave tambem estragado, e segundo um amigo a placa do comando do fecho centralizado não tem reparação.

    assim sendo como vejo que a carrinha tem um alarme cobra mas não veio com comando quando comprei a carrinha, basta saber como poderei fazer para saber se o mesmo funciona e se funciona com o usar.

    tenho um comando em meu poder de um alarme cobra que foi para o lixo estragado

    obrigado mais uma vez.

    Atenciosamente,

    Joel Rodrrgues

  22. O alarme que tem instalado deve ser da serie 3800 e por isso só funciona com os comandos originais, a solução é reparar/substituir o original.
    Existe quem repare os comandos originais, de que zona é?

  23. O problema é que eu não tenho os comandos originais.
    tenho um comando mas era de um carro que ja tive, o outro que tenho pertence ao meu carro e não ao carro da minha namorada.

    neste momento passo as semanas em Coimbra.

  24. Se o alarme é da serie 3800 só funciona com os comandos originais da Peugeot no seu caso.O alarme vai buscar a informação que é dada pelo comando original ao fecho central para acionar.

  25. Assim sendo nada a fazer certo? Não tenho qualquer tipo de comando desta carrinha.. Alias o que tenho que pretende à chave dá sinal de vida.

    atenciosamente,

    Joel Rodrigues

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*