Modificar codigo pin em modelos recentes

À uns tempos atrás indiquei a forma de modificar o pin code dos alarmes  modelos 3193,3198 ou 3998;nestes modelos o  codigo pin vinha de fabrica igual para todos os alarmes sendo por isso fácil introduzir um novo, caso tivesse perdido ou nunca tenha tido conhecimento do numero, situação muito comum na compra de um veiculo usado já com um destes modelos instalados.

Não sei em concreto qual foi a motivação, presumo que um aumento de segurança, mas o que é certo é que nos novos modelos G100/300 a situação voltou a alterar-se e assim estes modelos mais recentes tem um codigo pin individual.Cada alarme tem um determinado codigo pin e está associado a um determinado nº de serie, não querendo com isto dizer que não possa ser personalizado tal pin code de um cartão telemóvel ou bancário, bem, não pode ser modificado numa caixa multibanco mas sim através de um processo bastante simples junto da viatura onde esse alarme estiver instalado.

Onde descobrir o Pin?

Sempre que um alarme da serie G100/300 é instalado, deverá ser retirado da central um autocolante contendo o codigo pin e novamente colado num cartão para ser entregue ao proprietário da viatura.

Na imagem acima podem ver o exemplar do cartão onde o codigo pin deve ser colado assim como o autocolante  que se encontra na parte de trás da central com o respectivo codigo.

Como alterar o codigo pin?

É um facto que todos nós hoje em dia temos códigos ou passwords numéricas para tudo, desde o telemóvel ao cartão bancário, tudo precisa de um codigo para funcionar, para facilitar muitos de nós alteramos os codigos iniciais para melhor memorização e não ficarmos dependentes de um cartão que muitas vezes não sabemos onde guardámos.

O codigo pin dos novos  alarme não é excepção e pode ser alterado através dos passos a seguir descritos:

  1. Desligue o alarme.
  2. Ligue a ignição.
  3. Abra a porta do condutor e o capot e mantenha abertos durante todo o processo.
  4. Pressione o botão A do comando até os indicadores de direcção emitirem uma piscadela indicando a entrada no modo de programação.
  5. Introduza o pin actual, a confirmação é feita através de 5 piscadelas dos indicadores de direcção.
  6. Pressione o botão no led interior o numero de vezes correspondentes ao primeiro digito do novo codigo pin.O led emite uma piscadela rápida cada vez que o botão é pressionado.Uma pausa longa é interpretada pelo sistema como a finalização do digito e é assinalada com uma piscadela longa do led.
  7. Repita o passo 6 para os seguintes digitos.
  8. Memorização do novo codigo pin.
  • Após introduzir o quarto digito desligue a ignição.
  • Repita a introdução do novo codigo.

Se o sistema verificar uma correspondência do codigo introduzido e do programado, o codigo é guardado; a memorização é assinalada  por 3 piscadelas do led e dos indicadores de direcção.

Feche a porta e o capot para sair do modo de programação.

Certifique-se qual o modelo que está instalado no carro e siga este procedimento apenas para os novos modelos G100/G300, no caso dos modelos da serie anterior siga os passos descritos aqui.

Mais uma vez refiro que o alarme deverá estar correctamente instalado para que este e outros processos possam ser efectuados.

Como fazer em caso de perca do Pin?

Uma situação muito comum é a compra de um veiculo usado com um alarme já instalado e claro, sem cartão com o respectivo codigo ou a perca deste mesmo cartão.Estes casos não implicam a inutilização do alarme, numa situação destas o numero de serie serve precisamente para que possa ser pedido à fabrica o pin original.

Procure a central de alarme que se encontra no interior da viatura e na parte de trás da mesma estará o nº de serie.

Conclusão:

Embora de uma forma diferente é bastante simples encontrar e modificar o codigo pin do seu novo alarme.

O que acha?

Se gostaste deste artigo....
Então podes partilhar...
...E subscrever a newsletter gratuita!