Vidros eletricos-Que modulo usar

As ultimas questões colocadas nos comentários sobre problemas com vidros eletricos levaram-me a escrever este artigo de forma a poderem ser esclarecidas algumas das duvidas relativas á instalação de módulos para subida de vidros eletricos.

Subida de vidros eletricos em viaturas com sistema confort

De á uns anos a esta parte muitos são os fabricantes automóveis que incorporaram nas suas viaturas o chamado sistema “confort”, marcas como a VW e Opel entre outras foram das primeiras a incorporar um sistema em que, mesmo viaturas sem comando á distancia permitiam ao condutor fechar o veiculo e rodando a chave mais um pouco para a direita subir todos os vidros e tecto eletricos.

Neste tipo de viaturas os alarmes Cobra enviam um sinal temporizado para o sistema da viatura permitindo assim o fecho de todos os vidros e tecto caso exista, esta ligação é normalmente efectuada com a ligação de um só fio.

Mesmo sem grandes pormenores técnicos, creio que dá para perceber que esta é a forma mais simples de accionar os vidros eletricos, infelizmente está limitada a um determinado tipo de viaturas.

Vidros eletricos automáticos

esquema-modulo-vidros-1052

Em algumas viaturas com vidros eletricos automáticos (aqueles em que tocamos no botão e eles sobem sozinhos), e em que o motor só necessita de um sinal eléctrico para subir, podem ser utilizados módulos temporizados do tipo 1052 da Cobra e intercalar um diodo em cada um dos fios de comando para que os vidros subam, estou-me a lembrar do Opel Corsa/Tigra B por ex., neste tipo de viaturas tambem é bastante simples de instalar um alarme com subida de vidros, pois basta ligar dois fios (um para cada vidro), dois diodos e já está.

Módulos de vidros universais

mod2980Um dos módulos de vidros mais utilizados até ao momento é o Cobra 2980, que permite realizar a subida dos vidros da maioria dos veiculos mais comuns (exceptuando os outros casos aqui descritos), este tipo de montagem é na maior parte dos casos um pouco mais complicada, pois é necessário verificar que tipo de instalação eléctrica o veiculo apresenta.

Através deste modulo é possível realizar diversos tipos de ligação consoante o tipo de tensão em descanso que os motores eléctricos apresentam.Nos casos mais simples basta ligar dois fios por motor, nos outros pode ser necessário efectuar a ligação de quatro fios por vidro eletrico que a viatura possua.Em muitos modelos de viaturas estas ligações tem de ser efectuadas dentro de cada uma das portas, e por isso em alguns casos pode ser trabalhoso efectuar todas estas ligações.

Vidros eletricos de comando digital

modulo-vidros-digital

Em veiculos japoneses e nalgumas marcas europeias, nomeadamente em modelos mais recentes, é comum encontrar vidros eletricos com comandos digitais ou Multiplex tornando inviavel a montagem de qualquer um dos módulos descritos anteriormente, neste tipo de viaturas torna-se necessário instalar um acessório que simula o mesmo tipo de sinais que são emitidos quando carregamos no botão original de subida de vidros.

O que isto quer dizer é que não existe um modulo para este tipo de sistemas, mas sim, varios modulos com aplicação em um ou dois modelos especificos de viatura, existe por exemplo um módulo que permite acionar os vidros do Mazda 5 e 6 ou um módulo que só pode ser instalado no Mazda 3 e em mais nenhum modelo da mesma marca e muito menos em outros modelos de outras marcas.

Todas estas informações podem leva-lo a concluir, e muito bem, que cada vez mais é necessário que os instaladores estejam informados e possuam suporte técnico de uma marca de alarmes, não quer dizer que os representantes do automóvel sejam os unicos com esta capacidade, muitas oficinas independentes executam melhor este tipo de trabalho.O que quero tambem transmitir é que a procura desmedida do melhor preço nem sempre trás os melhores resultados.

Sem ter entrado em questões muito técnicas, espero que este artigo ajude a entender um pouco melhor do que está por detrás da montagem de um simples acessório para subida de vidros eletricos.

Se gostaste deste artigo....
Então podes partilhar...
...E subscrever a newsletter gratuita!

34 comentários em Vidros eletricos-Que modulo usar

  1. Boa tarde:
    Adquiri recentemente no concessionário da Mitsubishi Univex em Lisboa
    uma Grandis, no qual fazia parte do contrato de compra a instalação de um alarme,com fecho automático do vidros.Quando fui buscar o carro verifiquei que quando fechava o carro através do comando do próprio carro o alarme (Cobra 3865) era accionado mas os vidros não fechavam, perguntei qual o motivo porque isto não acontecia, e não era o que estava combinado, e foi-me então dito que este modelo de automóvel não permitia, a montagem de um modulo de fecho de vidros por causa das polaridades do alarme e do comando da chave da viatura.
    Até que ponto isto é verdade, e pergunto não há mesmo hipótese de montar um modulo de fecho de vidros?

  2. Para o fecho de vidros no Mitsubishi Grandis é necessário instalar um módulo especifico (siga o link), a razão não tem nada a ver com polaridades do alarme e comando de chave, a verdadeira razão é o tipo de funcionamento dos vidros ser através de sinais digitais e por isso um módulo normal + barato 😉 não funcionar.

    O módulo especifico que refiro é compatível, quer com o alarme quer com a viatura em questão.

    Cumps

  3. No caso do PEUGEOT 306 passion ano 2000 , qual seria o sistema de desconso dos vidros ?
    Grato.

  4. Para subida dos vidros do Peugeot 306 basta utilizar o modulo 2980 interrompendo os fios de subida (+).

  5. Mas seria possível integrá-lo com as travas e assim ao acionar o controle de travamento das portas os vidros subirem automaticamente ?

    Grato mais uma vez …

  6. Tenho um alarme cobra 3865 c/ modulo 2980 e queria instalar noutra viatura e precisava do esquema de ligação do mesmo pois tive um acidente e queria instalar na nova viatura e não tenho esquema

  7. bom estou precisando de acionador vidro para um peugeot 306 2009/2010
    sendo que o mesmo ja possui um sistema automotizador original de fabrica
    so que colocado uma alarme de outra marca
    so que nao estou conseguindo um acionado especifico para ele
    conto muito com vc para me auxiliar!!!

  8. Boa tarde,

    Queria colocar o modulo para fechar os vidros do Nissan Qashqai de 2011 com a chave de origem do carro.

    Qual o equipamento que tenho de aquirir e já agora quem faz a instalação em lisboa.

    Obrigado,

    AR

  9. PASSAT 3BG 2002 COM MODULO CONFORT

    Sou electricista automovel, mas isto dos modulos ainda me “assustam” um pouco, tenho sempre receio de queimar algum!!

    Que modulo levanta vidros recomendam para a passat? Já alguem montou?
    Em que fiu logo de acionamento de fecho dos 4 vidros e tecto de abrir?

    aguardo a vossa ajuda

  10. Para o Vw Passat basta temporizar o fio de subida de vidros, pode utilizar o 1055, normalmente é fornecido com o esquema quando soicitado.

  11. Boa tarde

    Tenho no meu Seat Cordoba o alarme instalado e o modulo do fecho dos vidros deixo de funcionar depois de deixar o carro sem bateria por um mes(o resto das funcoes do alarme estão ok ).como posso por o modulo a funcionar outra vez? obrigado

  12. Para um Qashqai+2 teckna Primium de 2010, qual o alarme cobra que aconselham com fecho automático de vidros. Já agora: – a que preço e instaladores autorizados pela Nissan em Lisboa ou Loures?

  13. Para o Qashqai deve instalar o novo modelo 4615/10 CanBus, infelizmente não existe indicação para modulo de fecho de vidros.

  14. Boas
    Tenho um opel corsa A de 1993 montei alarme e modulo cobra 2980 mas esta a acontecer o seguinte so me esta a subir o vidro do lado do condutor.
    O do lado do pendura nao mexe.

    se me pudesse esclarecer agradecia
    Obrigado

  15. Opel Corsa A ou B, julgo que o Corsa A não tinha vidros electricos.

    Se for para subir vidros no Opel Corsa B tem de usar um módulo 1052 e 4 diodos.

    Normalmente o vidro do passageiro inplica ligar os fios de subida positivo e negativo enquanto que no lado do condutor basta o positivo de subida, se é esse o caso no Corsa A tem de interromper os dois.

  16. Boas
    E um corsa A de 1993 eu comprei em segunda mao ja vinha com vidros electricos penso que de origem este modelo ja trazia vidros electricos.

    Traduzido por miudos esta-me a dizer que entao o modulo que comprei nao e o indicado para este carro certo??

    Eu tenho o modulo 2980 e terei de comprar o modulo 1052 certo??

    Agradecia esclarecimento

    Cumprimentos
    Ricardo Simoes

  17. Não, o módulo 1052 era no caso do Corsa B.
    Como é que foram feitas as ligações? Não sei que tipo de vidros electricos estão instalados, mas em principio no lado do condutor basta interromper o fio positivo de subida e no lado direito tem de interromper os dois.
    Confirme as ligações pode existir um erro nas mesmas.

  18. Boas

    Eu tenho um Fiat punto de 94, tem o alarme e o modulo dos vidros 2980.
    Tenho um pequeno problema com ele. O que se passa é que o modulo não me deixa abrir o vidro do lado do condutor.
    Antes se desliga se, esperava um pouco e voltava a ligar o modulo, o vidro voltava a funcionar. Mas agora já não adianta. Está fechado e não abre mais.
    A única solução será por um modulo novo?

    Cumprimentos
    David Moreira

  19. Boas
    Tenho uma l200(strakar) e os vidros dos passageiros(3) deixaram de funcionar quando aciono o alarme(ñ fecham) o que fazer? o do condutor funciona na perfeição…preciso de umas dicas para tentar resolver o problema…

  20. Boa tarde,
    Tenho um Alarme Cobra CanBus 4410 e um Módulo temporizador Cobra 1055 instalado numa Peugeot 207 SW. Acontece que apenas o vidro do condutor (o único automático) sobe aquando do fecho das portas, o do pendura permanece aberto (e não é automático). Na instalação foi-me dito que a cor do fio não corresponde ao especificado no esquema. Não sei bem o que fazer. Obrigado!

  21. O problema é precisamente os outros não serem automáticos.
    O módulo 1055 fecha todos os vidros no peugeot 207 se forem todos automáticos.

  22. Muito obrigado pela resposta!
    Que soluções/alternativas tenho? Apenas mudar de módulo temporizador (qual?) ou existe alguma outra solução?

  23. Boas! Tenho um alarme cobra G198 instalado num honda civic de 98, e queria colocar-lhe um módulo para os vidros. Qual é o módulo mais apropriado para este carro? Cumprimentos

  24. tenho um alarme montado com um modulo de vidros 2980 so que nao sei se tenho o alarme avariado ou nao devido ao sinal (fio) que leva sinal ao modulo e de quanto 12v ou menos . se ligar o fio castanho a massa os vidros sobem podem me dizer de quanto e o sinal .obrigado

2 Trackbacks e Pingbacks

  1. Os modulos adicionais da Cobra
  2. Exemplo de esquema de um módulo de vidros

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*