Alarme com sirene auto alimentada ou não

Muitas vezes existe a duvida na altura de escolher o modelo de alarme que deve instalar, será que deve optar por um alarme com sirene auto alimentada ou por um modelo com sirene simples.

Não sei se existem estatísticas que comprovem a necessidade de instalar um alarme com sirene auto alimentada, os argumentos que sustentaram a adição dessa funcionalidade nos alarmes auto não deixa de ser válida, é claro que é sempre possível cortar a alimentação eléctrica de um automóvel e por consequência, o respectivo alarme deixa de funcionar e a sirene não vai tocar.

sirene-auto-alimentada

Quem conhece os automóveis modernos vai com certeza reconhecer que o acesso a qualquer componente do compartimento do motor e nomeadamente a bateria é cada vez mais difícil, assim sendo este acto de sabotagem de um sistema de alarme tornou-se quase impossível.

Lembro-me perfeitamente dos primeiros veículos em que trabalhei, os motores ocupavam uma ínfima parte do espaço, resguardos inferiores não existiam tal como as modernas protecções plásticas das baterias e por isso bastava a algum ladrão deitar-se no chão, procurar os cabos da bateria ou eventualmente da sirene do alarme e desliga-los, acho até que nessa altura poucos alarmes existiam e os poucos que se instalavam eram ligados á buzina original do carro sendo que a aparição de alarmes com sirene auto alimentada foi de facto um avanço em termos de protecção.

Creio que em Portugal não existe nenhum critério oficial de avaliação e classificação das capacidades de segurança de um alarme auto, ou seja á semelhança do Britânico www.thatcham.org que classifica os diferentes modelos de alarmes (e veículos) consoante as suas capacidades de protecção.Segundo os seu critérios um modelo de alarme com sirene auto alimentada tem obviamente uma melhor classificação que um com uma sirene simples e esta classificação mais elevada garante condições diferentes no seguro automóvel (em Inglaterra,claro).

Depois destas considerações ocorreu-me que podem nem sequer saber o que difere uma sirene auto alimentada de qualquer outro tipo de sirene, pois bem, num alarme simples, a sirene é accionada pela central no caso de tentativa de roubo e caso a energia seja cortada nem o alarme nem a sirene funciona.

Num sistema de alarme que possua uma sirene com um sistema de auto alimentação, assim que a energia do veiculo é cortada, quer seja desligando a bateria do veiculo quer cortando algum fio que alimente o alarme, esta imediatamente começa a tocar só parando assim que a energia seja restabelecida ou as pilhas internas que alimentam a sirene se esgotem.

Conclusão:

Em jeito de conclusão só me ocorre dizer que na altura de escolher o modelo de alarme Cobra que deve instalar ,deverá pensar se deseja garantir todas as protecções possíveis para o seu veiculo, caso assim seja, um modelo de alarme com sirene auto alimentada é a opcção correcta, se por outro lado, quer garantir um minimo de protecção para o veiculo que adquiriu mas com um orçamento um pouco mais limitado, um modelo de alarme Cobra com uma sirene simples somente deixa uma infima probabilidade de possivel roubo por corte de energia.

Espero que este artigo o ajude na opcção entre um modelo de alarme com sirene auto alimentada ou não.

Se gostaste deste artigo....
Então podes partilhar...
...E subscrever a newsletter gratuita!

8 comentários em Alarme com sirene auto alimentada ou não

  1. Boa tarde a sirene do alarme de origem do meu carro, Golf V de 2007, queimou, gostava de saber se alternativas a mesma? Ela têm as seguintes referência. vw 1k0 951 605D e cobra s/n 01277 181373, hw h07 e sw 9001.

    Fico grato se poder ajudar.

    João Morais

  2. Bom, sou brasileiro e tenho um chevrolet Celta2008. Tinha um DVD automotivo que me foi roubado a cerca de uma semana. Meu carro possui um alarme com sirene simples. Quando os ladrões cortaram o fio da bateria, tiveram acesso livre para o interior do veículo. se eu pelo menos soubesse da existência de sirene auto alimentada isso não teria acontecido. RECOMENDO A TODOS QUE VÃO COLOCAR ALARME EM AUTO que coloquem com sirene auto alimentada, pois para mim, a simples de nada adiantou…

  3. Obrigado pela sua visita e participação.

    De facto em alguns veículos a sirene simples pode ser um obstáculo simples de ultrapassar, não temos aqui esse modelo mas julgo ser semelhante ao Opel Corsa .De qualquer das formas para chegar à bateria teve de passar pela porta ou vidro e depois abrir o capot, o alarme já devia estar a tocar à muito.
    Ou faltou alguma protecção?
    Cumps

  4. Normalmente os alarmes originais são diferentes das versões após venda, mesmo que do mesmo fabricante.
    Estive a ver a foto dessa sirene e parece-me que a ficha é igual à da sirene Cobra autoalimentada, confirmo na próxima semana.
    Cumps

  5. tenho o alarme sonoro mais ele desconfigurou presiso do manual de configuração poderia me enviar grato

  6. comprei um carro usado de 2000 com alarme cobra com sirene que tem os seguintes nº 7915- 4B7915B1G depois mais abaixo 020043 e seguida tem A-00 0008 pois o antigo propriatário não sabe dos comandos e não sabe de qualquer código como consigo ter este alarme a funcionar podem-me dar algum esclarecimento estou em albufeira

  7. É necessário o S/N que está numa etiqueta na central, com o numero de serie ( S/N) pede-se o pin original e assim já pode programar novos comandos.

3 Trackbacks e Pingbacks

  1. Fique por dentro Automóvel » Blog Archive » Alarme com sirene auto alimentada ou não
  2. Paulo via Rec6
  3. Lista de funções novos alarmes auto Cobra

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*