Alarmes CanBus

Recentemente foi-me colocada a questão: Que alarme iriam instalar num Ford Focus.Nos modelos de veículos mais recentes a opção recai normalmente num modelo de alarme CanBus, ou seja, este alarme é configurado para ser instalado numa determinada marca e modelo de viatura, não sendo por isso possível instala-lo em outra viatura sem que seja reconfigurado.

De todos os modelos de alarme, o CanBus é para mim o mais simples de instalar.Ao contrario dos outros modelos de alarme Cobra em que todas as ligações de fecho central, piscas e contactos de porta tem de ser efectuados, nos modelos de alarme CanBus a maioria dessas informações são fornecidas pela respectiva ligação ao sistema de gestão da viatura (denominada CanBus na maioria das marcas).

Para alem destas vantagens ao nível de ligações, saliento também o facto dos esquemas de montagem serem na sua maioria mais precisos.Uma imagem do local em que cada uma das ligações será efectuada é uma ajuda preciosa para o instalador.

Exemplo de esquema de montagem de um alarme CanBus num Ford Focus CMAX versão 2007 em diante.

Ligações eléctricas

ford-focus-canbus-ligacao-piscas.jpgA enorme quantidade de versões e modelos de viaturas implica normalmente diferentes possibilidades de ligação e por isso um profundo conhecimento do esquema eléctrico da viatura onde o alarme será instalado.O constante acréscimo de acessórios e gadgets nas viaturas modernas levou a que a forma como estes são comandados fosse modificada, as informações digitais estão cada vez mais presentes tornando as velhas formas de pesquisa através de busca polos totalmente inviaveis, assim sendo torna-se fundamental uma correcta localização das ligações a efectuar.

Indicação da localização da ficha para ligação das informações do accionamento do alarme e da ligação dos piscas.As ligações serão efectuadas na ficha com circulo a vermelho e são fornecidas as respectivas cores e numero do pino na ficha assim como as correspondentes cores dos fios do alarme.

Colocação do interruptor de capot.

ford-focus-canbus-colocacao-interruptor-capot_0.jpgUma das dificuldades nos veículos mais modernos é o espaço disponível para colocação dos diversos acessórios do alarme.A cada vez maior utilização do plástico e outros tipos de materiais compósitos em substituição do metal torna por vezes a simples tarefa de colocar um interruptor de capot numa dor de cabeça.

Posição aconselhada para montagem do interruptor de capot.Esta é mais uma das indicações normalmente fornecidas no esquema de montagem dos alarmes CanBus.

Local para a colocação do led

ford-focus-canbus-colocacao-led.jpgUma boa visibilidade do led a partir do exterior é fundamental para que exista um efeito dissuasor, no entanto torna-se por vezes difícil conjugar esse efeito com o aspecto,quer estético, quer preservativo da integridade da peça onde o vamos instalar, quantas vezes olhamos e só encontramos peças com aplicações de madeira ou revestidas a pele sendo na maior parte das vezes partes integrantes do tablier.

Embora neste modelo de viatura não seja difícil encontrar um local para colocação do led,o esquema de montagem fornece duas posições possíveis.

Montagem da sirene

ford-focus-canbus-montagem-sirene.jpgA sirene é outro dos acessórios em que a sua montagem é bastante condicionada pelo espaço disponível no compartimento do motor.Quantas vezes muitos instaladores suspiraram por uma indicação do local onde instalar a sirene.Nem sempre o problema reside num local com espaço suficiente para a sua montagem, mas que permita também resguarda-la de possíveis entradas de agua.

A indicação do local de montagem da sirene é também sugerida no esquema, permitindo assim poupar tempo na busca de um cada vez mais apertado espacinho para a sua montagem.

Passagem dos cabos

ford-focus-canbus-passagem-de-cabos.jpgTodas as viaturas contem cabos de ligação do compartimento do motor para o habitáculo e quando se instala um alarme CanBus necessitamos de acrescentar mais alguns (os da sirene e interruptor de capot).Nem sempre esta é uma tarefa fácil e quando não existe um conhecimento profundo da viatura em causa perde-se algum tempo a determinar qual o melhor local para conduzir os fios do alarme mantendo a integridade da cablagem existente.

O local exacto por onde devem passar os fios do alarme é uma indicação comum nestes esquemas de alarme.

Espero que este artigo ajude a compreender um pouco melhor as vantagens da instalação deste tipo de alarmes.Saliento o facto de que estas indicações são validas para um determinado modelo de viatura e por isso não devem ser consideradas para outro modelo mesmo que da mesma marca.

Conhecia a forma como os alarmes CanBus eram instalados numa viatura?

Se gostaste deste artigo....
Então podes partilhar...
...E subscrever a newsletter gratuita!

Tags: ,