Como instalar bem um alarme auto

Instalar um alarme auto hoje em dia é uma tarefa bastante simplificada.Cada vez mais os esquemas de instalação que acompanham os modelos de alarme da Cobra (e talvez outros)indicam exactamente onde colocar todos os componentes e a localização precisa das ligações a efectuar.
É cada vez mais comum a introdução de imagens das localizações nos modelos de veículos em que o alarme vai ser instalado, exemplo disso são os esquemas dos modelos CanBus.Embora seja possível  em alguns casos melhorar, como no exemplo dado na montagem de um alarme CanBus em Peugeot 207 , na maior parte das vezes a indicação dada através da imagem é uma grande ajuda.
É no entanto básico que um conhecimento em electricidade, condução de fios e facilidade de compreensão em ler esquemas torna a tarefa ainda mais fácil.

Mas o que será necessário para instalar bem um alarme auto?

Ferramentas

Para efectuar uma boa instalação são necessárias também boas ferramentas, estas ajudam a que qualquer intervenção necessária seja o mais rápida e simples possível, não danificando nenhum órgão do veiculo.

X-acto ou tesoura

– Eu pessoalmente prefiro o primeiro, sempre que é necessário cortar o isolamento da cablagem, a utilização de um X-acto torna esta operação muito simples.Através da sua lamina fina e afiada podemos efectuar pequenos cortes sem deixar marcas visíveis na instalação eléctrica.

Ferro de soldar

-Sempre fui adepto da ligação dos fios através de soldadura, é uma garantia de que com o passar do tempo a humidade e as trepidações não provocam indesejáveis maus contactos que na maior parte dos casos tem como resultado um alarme a tocar sem razão.Faz já muito tempo que adquiri um ferro de soldar a gás butano ( o mesmo dos isqueiros) que me dá a liberdade de realizar qualquer soldadura sem ter de procurar uma tomada 220 V e estender extensões eléctricas.Para alem de me poupar a este trabalho, um ferro de soldar deste tipo é bastante mais leve,fiável e duradouro, para alem de demorar menos de metade do tempo para alcançar a temperatura ideal para uma boa soldadura.

Lâmpada de teste

-Ou normalmente conhecida por busca-pólos.Parece um elemento de menos importância a sua qualidade, mas quem já perdeu muitas horas por causa de um busca-pólos que nem sempre funciona sabe que ao gastar mais dinheiro num boa ferramenta está afinal a poupar muitos euros.Em suma, uma lâmpada de teste robusta com uma ponta bem afiada para não marcar qualquer fio é absolutamente necessário.

Chaves fendas

-Para simplificar vou assim reunir todas as chaves philips ou estrela para alguns, torx, luneta, bocas etc.Acho que será uma desilusão para o proprietário de um carro novo (ou mais antigo) entrar nele e verificar que os parafusos das peças que tivemos que desmontar para instalar o alarme estejam marcados de tal forma que parece que foram desapertados à  pancada, sei que nem sempre isso é visível e evitável,   mas acreditem que é um factor avaliado por muitos clientes.

Fita isoladora ou macarrão

– Ou ambos, o isolamento adequado das ligações efectuadas é absolutamente necessário, não só por uma questão de segurança mas também por razões estéticas.Se á coisa que mais me chateia é abrir as entranhas de um tablier para verificar um qualquer problema e encontrar um emaranhado de fios que alguém  deixou ao “pendurar” um alarme.Fazer aquilo a que chamamos uma cablagem com um conjunto de fios do alarme de forma a conduzi-los desde a central até ao local onde vão ser ligados, quer com fita isoladora ou macarrão faz parte do que chamo uma boa instalação de alarme.


Imagens como esta deixam os cabelos em pé a qualquer um.

Voltímetro

 

Faz parte de qualquer mala de ferramenta de um electricista, não é absolutamente necessário que tenha muitas funções para alem da leitura de Volts, Amperes e Resistências.A sua utilização para confirmar o tipo de ligações de um vidro eléctrico é por exemplo uma grande ajuda.

Esquemas eléctricos

Para além do manual de instruções com o esquema geral do alarme, ter um esquema especifico da viatura onde vamos instalar o alarme é meio caminho andado para realizar uma boa instalação.

Adquirir o hábito de ler o manual antes de começar a instalar um alarme (ou qualquer outra coisa) facilita bastante esta tarefa, eu sei, queremos é acabar o trabalho e seguir para outro (ou ir para casa) mas acreditem que poupa bastante tempo, chatices e telefonemas para a assistência técnica por pormenores que na maior parte das vezes estão bem descritas no manual.

Tente sempre que possível optar por instalar um alarme com um bom esquema eléctrico, com cores dos fios, localizações e se possível imagens para que o resultado final seja do seu agrado.

Assistência técnica

-Já anteriormente referi que este é um aspecto de grande importância na minha consideração de um bom alarme auto ou neste caso para realizar uma boa instalação. Imagine que até tem boas ferramentas, o melhor alarme auto do mercado mas por qualquer razão não consegue entender bem os esquemas disponíveis, a ajuda de quem lhe vendeu o alarme é fundamental para que não passe horas a tentar perceber por que é que alguma coisa não funciona.

Montagem

Fixar devidamente a sirene e direcciona-la  de forma a evitar entradas de agua, conduzir os fios desde o compartimento do motor até ao interior através de uma borracha (existente ou a colocar).

-Instalar o interruptor de capot de forma a proteger mas também para poder aceder ás diversas funções do alarme.É comum ouvir que não é necessário pois o alarme tem sirene auto alimentada e por isso não precisa, é menos um furo etc, o problema é, quando precisar programar um comando novo ou alterar alguma programação não vai conseguir.

-Utilizar uma boa localização de corrente e massa (seguir as instruções dadas no esquema) e se necessário soldar utilizando um bom ferro de soldar.

-Proteger as ligações com fusíveis adequados (esquema).

-Posicionar os sensores nos locais indicados de forma a que se mantenham estáveis ao longo do tempo e sem que as palas de sol interfiram na sua função.

-Colocar o led num local visível e ao mesmo tempo esteticamente o mais agradável possível.

Julgo serem estes os pontos essenciais a ter em conta quando se pretende instalar um alarme auto, principalmente quando se deseja uma boa instalação, que perdure no tempo sem razões de queixa do proprietário da viatura.

Se me esqueci de algum ponto que na vossa opinião seja essencial a uma boa montagem de alarme, agradeço que o indiquem, terei todo o gosto em acrescentar aqui.

Se gostaste deste artigo....
Então podes partilhar...
...E subscrever a newsletter gratuita!

48 Comments on Como instalar bem um alarme auto

  1. marco // 15/05/2011 at 6:44 pm //

    boas.tenho um alarme cobra 7918 que nao consigo instalar por nao ter a cablagem completa.sera k me podiam dar umas dicas para a ligaçao correta dos fios? o meu carro e um polo de 97. obrigado

  2. admin // 10/06/2011 at 9:40 pm //

    Vermelho-positivo +30
    Preto-negativo
    vermelho-verde-Corrente de chave +15
    Amarelos- Piscas
    Azul-Rosa-Interruptor portas
    Azul-Interruptor de capot
    Se precisar de mais alguma ligação, diga o que precisa.

  3. Boas,obrigado pela informação.O problema agr é o seguinte,tenho tudo instalado mas quando tranco as portas com o comando o alarme faz um beep de cerca de 15 seg,só de seguida o alarme fica activo.
    Sabem me dizer qual o problema?
    Obrg.

  4. admin // 14/06/2011 at 9:17 pm //

    Verifique os interruptores (capot,etc)

  5. Ricardo Barreira // 13/07/2011 at 8:00 am //

    Boas

    Tenho instalado no meu carro um Alarme Cobra G195 com uma sirene 4310, precisava do esquema electrico do Alarme se possivel.

    Sem mais assunto grato pela atenção

  6. Antonio gil // 28/08/2011 at 1:01 pm //

    tenho um sensor de choque cobra para montar mas não sei se o devo
    montar no vertical o na horizontal por favôr agradecia muito uma
    resposta Obrigados Antonio Gil

  7. admin // 29/08/2011 at 7:38 pm //

    O sensor de choque normalmente é colocado na chapa entre o motor e o habitaculo.

  8. André // 12/09/2011 at 11:04 pm //

    Boas. Adquiri a pouco tempo um alarme cobra G193 para instalar num VW GOLF IV a Gasóleo e as minhas duvidas residem aonde devo ligar os 2 Cabos de cor verde que supostamente e para ligar um ao motor de arranque e outro a bomba de combustível? No esquema de ligação que vem com o alarme aconselha e usar fusíveis, que tipo de fusíveis devo usar? Agradeço a sua colaboração.

  9. Ricardo Araujo // 13/09/2011 at 9:26 am //

    Gostava de saber como desactivar o alarme do Rover 200D, pois esta bloqueado e nao tenho o codigo nem a comando ou chave codigo

  10. admin // 13/09/2011 at 8:01 pm //

    Os fios verdes interropem a ligação de bomba de combustivel ou a chamada para o motor de arranque, só interropem uma das ligações.
    Fusivel de 15 amp.

  11. admin // 13/09/2011 at 8:02 pm //

    O alarme Rover desliga-se com uma sequencia de abertura em fecho na porta do condutor, veja no manual de instruções do carro.

  12. André // 13/09/2011 at 10:01 pm //

    Boa Noite.

    Para não restar qualquer duvida dos 2 fios verdes que existem na ligação do alarme só vou utilizar 1. Muito obrigado pela sua colaboração.

  13. Tem de usar os 2 fios, eles vão interromper a ligação que pretende cortar.Ou seja, corta o fio no veiculo e liga uma ponta a 1 dos fios verdes e a outra ponta ao outro fio verde.

  14. Ricardo Araujo // 19/09/2011 at 12:26 pm //

    So que eu nao tenho nem manual do carro, pois quando o comprei ja nao trazia, e gostava de saber onde corto o fio verde e ligo, pois sao varios fios verdes que se encontram no carro, e este alarme e de origem rover 200d,nao foi instalado depois

  15. boas, tenho um cobra 7918 montado e no esquema de montagem tem um fio para ligar os vidros eletricos.sabem me dizer onde o devo ligar? obrigado

  16. admin // 22/09/2011 at 7:16 pm //

    A que fio se refere e qual o carro onde pretende efectuar a ligação?

  17. marco // 07/10/2011 at 5:12 pm //

    boas.o fio que falei e o castanho/branco que diz,SAIDA NEGATIVA VIDROS COMFORT. o carro e um polo de 97.

  18. André // 08/10/2011 at 8:30 pm //

    Boa Noite.

    Mais uma vez venho pedir a sua colaboração para despistar uma duvida, no alarme cobra G193 existem 5 fios que e para o fecho centralizado do carro o fio amarelo\preto e verde\preto são para isolar o fio laranja para abertura das portas o violeta para o fecho das portas e resta me o Violeta\Laranja que não sei onde devo ligar? Segundo o esquema devo ligar a um positivo ou a massa! Este alarme e para instalar num VW GOLF IV TDI.

  19. O sistema de fecho central do VW Golg IV é negativo por isso o fio laranja/viloeta deve ser ligado à massa.

  20. Para instalar bem um alarme é necessário conhecer o modelo da viatura, ano, etc.

  21. Olá, não sei o modelo de meu alarme pois já veio no carro, mas quero usar uma função auxiliar, abrir o porta malas pelo controle e como não sei onde conectar o fio da trava gostaria, de saber se posso testar as entradas da central do alarme sem danificá lo.
    obrigado.

  22. Antonio Martinez // 13/10/2011 at 11:43 am //

    Hola buenos dias: A ver si alguien me puede echar una mano si no es mucha molestia con el problema que tengo con mi alarma cobra de la serie GLOBE 3100 y modelo de la centralita 3140 modelo de los mandos 7777.
    Resulta que cuando la conecto todo perfecto, me cierra las puertas,se suben los cristales,intermitentes todo perfecto,pero el problema viene que cuando la conecto el led se enciende fijo durante 40 segundos como es logico y después en vez de parpadear el led para que la protección se active por completo lo que hace es dispararse sola la alarma y asi siempre,abro el coche y en la desconexión el sistema me avisa de que ha habido una alarma con cuatro señales de los intermitentes pero el led del buzzer no me hace ninguna señalización y no me avisa de nada y no puedo ver en la tabla la causa de la alarma o porque se dispara e revisado todo,puertas, volumetricos y todo esta bien, el pulsador del capot nunca me lo han instalado porque siempre duerme en cochera.
    ¿ Hay alguna forma de resetearla o algun servicio tecnico donde pueda enviar la centralita para que la revisen aqui en españa ?
    Si el problema lo puedo solucionar yo mejor.
    Perdona por la estension del mensaje pero es que estoy desesperado porque no puedo conectarla y me hace mucha falta solucionar este problema.
    Mi email es ……………
    La alarma esta instalada en un citroen xsara de los primeros enero del 2000/ 2.0hdi.
    Saludos y gracias por vuestra ayuda.Antonio.

  23. Carlos // 14/10/2011 at 6:08 pm //

    Boa tarde gostaria de saber como posso ligar o rele do alarme ?
    2 fios verdes 1 branco e 1 amarelo
    é um golf III 1.9 tdi 94

  24. admin // 17/10/2011 at 7:32 pm //

    Os alarmes cobra não tem relay exteriores para ligar, que alarme está a instalar?

  25. André // 03/12/2011 at 11:45 pm //

    Boa Noite.
    Adquiri um alarme cobra G193 para instalar num VW Golf IV TDI de 1998 e estou com uma duvida, não sei onde devo ligar o fio Azul\Rosa, no manual diz para ligar ao interruptor das portas ou então a iluminação interior do carro?
    O que me aconselha?
    Obrigado.

  26. Para uma boa instalação do alarme deverá ligar ao fio azul/cinzento na posição N16 da ficha preta 23 pinos da central de fecho.

  27. Miguel // 17/01/2012 at 1:47 pm //

    Boa tarde,

    Tenho duas questões. Adquiri um G193 e o módulo diz G190, é normal? Reparei que na imagem que tem deste alarme na loja tb parece dizer G190. A outra questão é saber o preço médio de uma instalação deste dispositivo e se possível onde o fazer na área de Lx. Obrigado e parabéns pelo blog/site. Muito informativo e ilustrado.

  28. Carmindo mbangas // 21/10/2012 at 9:29 pm //

    Hello, pretendo ,mandar montar alarm no meu veiculo na maxixe, marca isuzu kb 250d, ano de fabrico 96. Quantos paus, e de me bons detalhes.

    Mbangas

  29. admin // 21/10/2012 at 9:49 pm //

    Só Portugal, Brasil tem modelos diferentes.

  30. Guilherme // 30/01/2013 at 7:42 pm //

    Boa noite, comprei recentemente um Alarme G193 mas nao trouxe nenhum esquema de ligaçoes, onde o posso obter?

  31. admin // 30/01/2013 at 9:57 pm //

    Para um correcta instalação o esquema é uma boa ajuda, quem forneceu o alarme deveria ter enviado o esquema de ligações.

  32. Jose Cristiano // 04/02/2013 at 4:30 pm //

    ola instalei o alarme e trava e vidro eletrico no meu fox , porem ficou meio grande os aparelhos como centralinas tive que colocar debaixo do tapete, mas ficou meio desorganizado. voce sabe se existe um local padrao para colocar essas centrais?

  33. Normalmente debaixo do tablier, debaixo do tapete não é a melhor solução dado que se houver uma entrada de agua por pequena que seja danifica os módulos.

  34. wellington // 28/02/2013 at 12:20 am //

    tenho um alarme voyage maxster cobra me ajude a instalar preciso saber a ligação dos fios

  35. admin // 28/02/2013 at 9:40 pm //

    Esse alarme deve ser Brasileiro e por isso diferente do Europeu.

  36. Me gustaria saber cual es la diferencia entre la alarma Cobra G195 y la Cobra G198 ?
    y si es posible conectar a una de estos modelos la tarjeta de identificacion del conductor para que no se puede arrancar el coche si el conductor no lleva esta tarjeta ? saludos

  37. admin // 01/05/2013 at 1:00 pm //

    Apenas dispomos dos modelos G193 (Sirene electronica) e G198 (Sirene autoalimentada), 195 é a central.
    Estes modelos não dispõem de cartão de reconhecimento de condutor.

  38. António Ferreira // 04/05/2013 at 11:29 pm //

    Boa noite tenho num 320D E46 um alarme que já vinha montado da marca TLD com corte de ignição ao motor, mas surgiu um pequeno problema o alarme está ligado aos negativos e do fecho central, e as portas não tem interruptores para a luz interior de dentro que é onde devia de ligar o fio que vai á porta do condutor, mas acontece que montaram 2 interruptores nas duas portas da frente e o que acontece é que as portas de trás não estão protegidas pelo alarme, então gostaria de saber onde ligar o fio azul que vai acionar a abertura de portas, dado que este fio azul é negativo, mas o BMW tem fechaduras elétricas e não tem ligação para este fio, só para os positivos, gostaria de saber onde ligar então o azul.

  39. admin // 09/05/2013 at 7:35 pm //

    O BMW E46 tem ligação de portas através de um fio vermelho/azul na centralina de fecho central por tras do porta luvas.

  40. João Rei // 24/10/2013 at 12:20 am //

    Boa noite. Pretendo adquirir um alarme canbus 4615 e um módulo gps etlox para um Audi A3 sportback de 2008, como posso proceder?
    Considera que seja possivel fazer eu a montagem no veiculo? Tenbo conhecimentos de electridade de linha industrial.

    Obrigado e cumprimentos

  41. admin // 24/10/2013 at 8:59 pm //

    Para instalar bem um alarme auto é de facto necessário alguns conhecimentos de eletricidade mas também consciencia e brio no que se está a fazer.
    Os alarmes Cobra são fornecidos com esquemas especificos para as viaturas em questão e no caso dos CanBus os esquemas comportam fotos das localizações dos componentes e ligações a efetuar tornando assim a sua montagem mais facil.

  42. pedro david // 30/12/2013 at 1:24 pm //

    Boas, instalei um G193 num golf 3 e não percebi, nas instruções, como programar o alarme: “mudar de tabela” A chave na posição OFF quer dizer tabela buzzer? e na posição ON quer dizer tabela funções base? e como chego á tabela de funções avançadas?

  43. admin // 31/12/2013 at 2:00 pm //

    Leia com atenção as instruções, liga e desliga a ignição para mudar de tabela, premir o botão A para mudar de linha e o botão B para activar/desactivar função.
    A tabela 4 é a das funções avançadas.

  44. Raul Marques // 09/02/2014 at 11:43 am //

    Olá caro amigo, comprei um carro usado que já trazia alarme Cobra mas não estava ligado, fui ao eletricista e ele ligou o alarme e pronto, o alarme ficou a funcionar, se bem que eu não preciso do alarme, mas sim que me destranque e tranque as portas! Acontece que alguns dias depois, cada vez que abro as portas e meto a chave na ignição, a sirene do alarme dispara durante cerca de trinta segundos!
    Sabe me explicar o que se esta a passar com o alarme?
    Os melhores cumprimentos.

    Raul Marques

  45. admin // 06/03/2014 at 7:58 pm //

    Tem de rever a instalação do alarme.

  46. Geraldo Neto // 27/06/2014 at 10:55 pm //

    Boa noite,

    tenho um alarme cobra modelo G193, e ultimamente o mesmo ao ser activado, passado uns 5 minutos volta a disparar, e ao ser desactivado o mesmo emite o sinal sonoro do besouro 5 vezes, gostaria de uma ajuda para poder resolver o mesmo problema.

    Com os melhores cumprimentos

    Geraldo Neto

  47. admin // 28/06/2014 at 8:28 pm //

    Verifique em falso alarme.

  48. Eduardo // 01/08/2014 at 5:36 pm //

    Boa tarde.

    Tenho um fiat palio e traz o alarme cobra 5801 não sei se desligado ou ligado.

    Não tenho comando, codigos ou chave de sirene, ha forma de rearmar e emparelhar novos comandos?

    Obrigado

Leave a comment

Your email address will not be published.

*