Back Menu

Alarmes cobra

Como instalar bem um alarme auto
Instalar um alarme auto hoje em dia é uma tarefa bastante simplificada.Cada vez mais os esquemas de instalação que acompanham os modelos de alarme da Cobra (e talvez outros)indicam exactamente onde colocar todos os componentes e a localização precisa das ligações a efectuar.
É cada vez mais comum a introdução de imagens das localizações nos modelos de veículos em que o alarme vai ser instalado, exemplo disso são os esquemas dos modelos CanBus.Embora seja possível  em alguns casos melhorar, como no exemplo dado na montagem de um alarme CanBus em Peugeot 207 , na maior parte das vezes a indicação dada através da imagem é uma grande ajuda.
É no entanto básico que um conhecimento em electricidade, condução de fios e facilidade de compreensão em ler esquemas torna a tarefa ainda mais fácil.

Mas o que será necessário para instalar bem um alarme auto?

Ferramentas

Para efectuar uma boa instalação são necessárias também boas ferramentas, estas ajudam a que qualquer intervenção necessária seja o mais rápida e simples possível, não danificando nenhum órgão do veiculo.

X-acto ou tesoura

- Eu pessoalmente prefiro o primeiro, sempre que é necessário cortar o isolamento da cablagem, a utilização de um X-acto torna esta operação muito simples.Através da sua lamina fina e afiada podemos efectuar pequenos cortes sem deixar marcas visíveis na instalação eléctrica.

Ferro de soldar

-Sempre fui adepto da ligação dos fios através de soldadura, é uma garantia de que com o passar do tempo a humidade e as trepidações não provocam indesejáveis maus contactos que na maior parte dos casos tem como resultado um alarme a tocar sem razão.Faz já muito tempo que adquiri um ferro de soldar a gás butano ( o mesmo dos isqueiros) que me dá a liberdade de realizar qualquer soldadura sem ter de procurar uma tomada 220 V e estender extensões eléctricas.Para alem de me poupar a este trabalho, um ferro de soldar deste tipo é bastante mais leve,fiável e duradouro, para alem de demorar menos de metade do tempo para alcançar a temperatura ideal para uma boa soldadura.

Lâmpada de teste

-Ou normalmente conhecida por busca-pólos.Parece um elemento de menos importância a sua qualidade, mas quem já perdeu muitas horas por causa de um busca-pólos que nem sempre funciona sabe que ao gastar mais dinheiro num boa ferramenta está afinal a poupar muitos euros.Em suma, uma lâmpada de teste robusta com uma ponta bem afiada para não marcar qualquer fio é absolutamente necessário.

Chaves fendas

-Para simplificar vou assim reunir todas as chaves philips ou estrela para alguns, torx, luneta, bocas etc.Acho que será uma desilusão para o proprietário de um carro novo (ou mais antigo) entrar nele e verificar que os parafusos das peças que tivemos que desmontar para instalar o alarme estejam marcados de tal forma que parece que foram desapertados à  pancada, sei que nem sempre isso é visível e evitável,   mas acreditem que é um factor avaliado por muitos clientes.

Fita isoladora ou macarrão

- Ou ambos, o isolamento adequado das ligações efectuadas é absolutamente necessário, não só por uma questão de segurança mas também por razões estéticas.Se á coisa que mais me chateia é abrir as entranhas de um tablier para verificar um qualquer problema e encontrar um emaranhado de fios que alguém  deixou ao “pendurar” um alarme.Fazer aquilo a que chamamos uma cablagem com um conjunto de fios do alarme de forma a conduzi-los desde a central até ao local onde vão ser ligados, quer com fita isoladora ou macarrão faz parte do que chamo uma boa instalação de alarme.


Imagens como esta deixam os cabelos em pé a qualquer um.

Voltímetro

 

Faz parte de qualquer mala de ferramenta de um electricista, não é absolutamente necessário que tenha muitas funções para alem da leitura de Volts, Amperes e Resistências.A sua utilização para confirmar o tipo de ligações de um vidro eléctrico é por exemplo uma grande ajuda.

Esquemas eléctricos

Para além do manual de instruções com o esquema geral do alarme, ter um esquema especifico da viatura onde vamos instalar o alarme é meio caminho andado para realizar uma boa instalação.

Adquirir o hábito de ler o manual antes de começar a instalar um alarme (ou qualquer outra coisa) facilita bastante esta tarefa, eu sei, queremos é acabar o trabalho e seguir para outro (ou ir para casa) mas acreditem que poupa bastante tempo, chatices e telefonemas para a assistência técnica por pormenores que na maior parte das vezes estão bem descritas no manual.

Tente sempre que possível optar por instalar um alarme com um bom esquema eléctrico, com cores dos fios, localizações e se possível imagens para que o resultado final seja do seu agrado.

Assistência técnica

-Já anteriormente referi que este é um aspecto de grande importância na minha consideração de um bom alarme auto ou neste caso para realizar uma boa instalação. Imagine que até tem boas ferramentas, o melhor alarme auto do mercado mas por qualquer razão não consegue entender bem os esquemas disponíveis, a ajuda de quem lhe vendeu o alarme é fundamental para que não passe horas a tentar perceber por que é que alguma coisa não funciona.

Montagem

- Fixar devidamente a sirene e direcciona-la  de forma a evitar entradas de agua, conduzir os fios desde o compartimento do motor até ao interior através de uma borracha (existente ou a colocar).

-Instalar o interruptor de capot de forma a proteger mas também para poder aceder ás diversas funções do alarme.É comum ouvir que não é necessário pois o alarme tem sirene auto alimentada e por isso não precisa, é menos um furo etc, o problema é, quando precisar programar um comando novo ou alterar alguma programação não vai conseguir.

-Utilizar uma boa localização de corrente e massa (seguir as instruções dadas no esquema) e se necessário soldar utilizando um bom ferro de soldar.

-Proteger as ligações com fusíveis adequados (esquema).

-Posicionar os sensores nos locais indicados de forma a que se mantenham estáveis ao longo do tempo e sem que as palas de sol interfiram na sua função.

-Colocar o led num local visível e ao mesmo tempo esteticamente o mais agradável possível.

Julgo serem estes os pontos essenciais a ter em conta quando se pretende instalar um alarme auto, principalmente quando se deseja uma boa instalação, que perdure no tempo sem razões de queixa do proprietário da viatura.

Se me esqueci de algum ponto que na vossa opinião seja essencial a uma boa montagem de alarme, agradeço que o indiquem, terei todo o gosto em acrescentar aqui.

Se gostaste deste artigo....
Então podes partilhar...
...E subscrever a newsletter gratuita!

Leia mais artigos sobre Electricidade, Esquemas de montagem (2 de 4 artigos)