Exemplo de esquema de um módulo de vidros

Muitas são as duvidas relativas à ligação de um módulo de vidros, exceptuando os módulos específicos para determinadas viaturas a ligação de um módulo universal é na maioria das vezes  bastante simples.

Como exemplo de ligação de um módulo de vidros universal vou utilizar o esquema do antigo módulo de vidros da Cobra 1980.Ao mesmo tempo que serve para elucidar quais as ligações a efectuar para a ligação aos vidros da viatura, servirá também para aqueles que possam necessitar do esquema de ligação deste módulo em particular :)

Esquema de ligação a 2 vidros

Este acessório tem como função complementar qualquer  sistema de alarme  com comando negativo, para fechar os vidros eléctricos de diversas viaturas (chamo a atenção para o facto deste modulo 1980 já não estar disponível).Como a maioria dos módulos de vidros, dispunha de um temporizador de protecção que desliga assim que o vidro se fecha totalmente, evitando assim uma sobrecarga dos motores dos vidros.

O esquema apresentado exemplifica um tipo de ligação para vidros com tensão negativa constante, julgo que podem facilmente verificar que se interrompe a ligação original com polaridade positiva durante a subida efectuando a ligação do terminal 5 e 3 a cada um dos motores direito e esquerdo. O que acontece na verdade é que quando ligamos o alarme, este vai informar o módulo de vidros através do terminal 2 para subir os vidros, o módulo por sua vez vai substituir o interruptor emitindo em vez deste um sinal de corrente positiva para o motor.

As ligações 4 e 6 são para fazer um bypass  entre o interruptor da viatura e o motor do vidro, após a montagem de um módulo de vidros, quando pressionamos o interruptor no interior da viatura, o sinal enviado passa primeiro pelo módulo e só depois chega ao motor, sem que nesta operação o módulo efectue qualquer acção.

Finalmente para que tudo funcione necessitamos de uma ligação de corrente constante (normalmente denominada +30) protegida por um fusível de 30 amp, (terminal 7).

Exemplo do mesmo esquema para 4 vidros eléctricos

Para realizar a subida de 4 vidros basta adicionar um outro módulo e duplicar as ligações conforme podem verificar no esquema acima.

Um dos aspectos importantes na ligação de um qualquer módulo de vidros, independentemente do esquema a utilizar, é a qualidade das ligações.Os motores dos vidros eléctricos tem um consumo relativamente elevado e por isso a secção dos fios a utilizar deve ser no mínimo 1,5 mm para os fios que vão aos motores e, 2,5 mm no fio de alimentação.Considero bastante importante a união dos fios ser soldada em detrimento das ligações rápidas, no curto prazo podem resolver mas com o tempo tendem a fazer maus contactos, originando mau funcionamento.

Estes dois esquemas de ligação são unicamente usados no tipo de tensão descrita, embora não seja muito comum, existem varias outros tipos de tensão constante nos vidros que obrigam à utilização de esquemas distintos.O aparecimento do novo módulo de vidros da Cobra 2980 veio facilitar a ligação a quase todas as variedades de funcionamento apresentados pelos fabricantes automóveis. Mais recentemente surgiram vidros eléctricos com ligações através de sinais digitais que obrigaram à utilização de módulos específicos, mas sobre Vidros eletricos-Que módulo usar já falei num anterior artigo.

Espero que tenha ajudado a compreender um pouco melhor  como funcionam os módulos de vidros e o seu esquema de ligações através deste exemplo.

Se gostaste deste artigo....
Então podes partilhar...
...E subscrever a newsletter gratuita!