Muitas são as duvidas relativas à ligação de um módulo de vidros, exceptuando os módulos específicos para determinadas viaturas a ligação de um módulo universal é na maioria das vezes bastante simples.
Como exemplo de ligação de um módulo de vidros universal vou utilizar o esquema do antigo módulo de vidros da Cobra 1980.Ao mesmo tempo que serve para elucidar quais as ligações a efectuar para a ligação aos vidros da viatura, servirá também para aqueles que possam necessitar do esquema de ligação deste módulo em particular
Esquema de ligação a 2 vidros
Este acessório tem como função complementar qualquer sistema de alarme com comando negativo, para fechar os vidros eléctricos de diversas viaturas (chamo a atenção para o facto deste modulo 1980 já não estar disponível).Como a maioria dos módulos de vidros, dispunha de um temporizador de protecção que desliga assim que o vidro se fecha totalmente, evitando assim uma sobrecarga dos motores dos vidros.
O esquema apresentado exemplifica um tipo de ligação para vidros com tensão negativa constante, julgo que podem facilmente verificar que se interrompe a ligação original com polaridade positiva durante a subida efectuando a ligação do terminal 5 e 3 a cada um dos motores direito e esquerdo. O que acontece na verdade é que quando ligamos o alarme, este vai informar o módulo de vidros através do terminal 2 para subir os vidros, o módulo por sua vez vai substituir o interruptor emitindo em vez deste um sinal de corrente positiva para o motor.
As ligações 4 e 6 são para fazer um bypass entre o interruptor da viatura e o motor do vidro, após a montagem de um módulo de vidros, quando pressionamos o interruptor no interior da viatura, o sinal enviado passa primeiro pelo módulo e só depois chega ao motor, sem que nesta operação o módulo efectue qualquer acção.
Finalmente para que tudo funcione necessitamos de uma ligação de corrente constante (normalmente denominada +30) protegida por um fusível de 30 amp, (terminal 7).
Exemplo do mesmo esquema para 4 vidros eléctricos
Para realizar a subida de 4 vidros basta adicionar um outro módulo e duplicar as ligações conforme podem verificar no esquema acima.
Um dos aspectos importantes na ligação de um qualquer módulo de vidros, independentemente do esquema a utilizar, é a qualidade das ligações.Os motores dos vidros eléctricos tem um consumo relativamente elevado e por isso a secção dos fios a utilizar deve ser no mínimo 1,5 mm para os fios que vão aos motores e, 2,5 mm no fio de alimentação.Considero bastante importante a união dos fios ser soldada em detrimento das ligações rápidas, no curto prazo podem resolver mas com o tempo tendem a fazer maus contactos, originando mau funcionamento.
Estes dois esquemas de ligação são unicamente usados no tipo de tensão descrita, embora não seja muito comum, existem varias outros tipos de tensão constante nos vidros que obrigam à utilização de esquemas distintos.O aparecimento do novo módulo de vidros da Cobra 2980 veio facilitar a ligação a quase todas as variedades de funcionamento apresentados pelos fabricantes automóveis. Mais recentemente surgiram vidros eléctricos com ligações através de sinais digitais que obrigaram à utilização de módulos específicos, mas sobre Vidros eletricos-Que módulo usar já falei num anterior artigo.
Espero que tenha ajudado a compreender um pouco melhor como funcionam os módulos de vidros e o seu esquema de ligações através deste exemplo.

Boa noite,
antes demais peço desculpa, mas não percebo nada de electronica, mas tenho uma duvida.
Tenho um modulo 1980 num corsa b com 2 vidros electricos, e como ja não se fabrica disseram-me aqui no site que devia comprar o 2980 para o substituir. O facto é que não tem nada a ver um com o outro, e as ligações assim como o numero de fichas não é igual, e assim não sei como ligar. Se me puderem dar uma ajuda agradecia.
Atenciosamente
Gonçalo surra
Boas,
O novo módulo trás esquema de ligações, basta seguir as mesmas.
Bom dia, excelente guia.
Tenho uma dúvida, estou com problema na saida do vidro dianteiro direito,
Haveria algum problema se eu fizer uma ligação em série ou paralela entre os motores dianteiros para aproveitar a saida que ainda está funcionando?
Sei que desta forma ao abaixar/subir o vidro dianteiro esquerdo o mesmo será feito ao dianterio direito.
Receio que o sensor de fim de curso faça com que o vidro que ainda não estiver totalmente finalizado pare onde estiver.
Seria viável fazer isto para nao precisar pelo menos no momento comprar outro módulo?
Não aconselho pois o consumo de dois vidros juntos é superior, vai provocar sobreaquecimento do módulo.
Provavelmente nem vai trabalhar pois o térmico vai desligar antes de chegar ao fim.
Esse é um receio para ligação em paralelo, será que em Série o consumo não se divide ? permanecendo o mesmo total ?
É usar a matemática em que U (tensão) é igual R (resistencia) X I (corrente em amperes)
U=RXI
I=U/R
R=U/I
Gostaria de colocar uma questão:
No meu carro ( Mercedes CLK 200, ano 1998 ) mandei instalar um alarme cobra modelo 4615, acontece que está a trabalhar tudo muito bem, mas o instalardor, não me colocou o alarme a apitar quando arma ou desarma, ou seja ele acende os 4 piscas ao armar e desarmar, mas não dá snal sonoro.
Ele disse-me que depois eu deveria entrar no modo de programação e activar essa opção, já que ela vinha desactivada de fábrica, mas não me explicou como deveria fazer.
Ora eu jáli e reli o manual que ele me deu, mas não consegui fazer nada de concreto e como tenho receio de descomandar todo o alarme, pedia, ( caso seja possivel ) se me mandavam para meu email, umas pequenas explicações ( passo a passo ) apenas para fazer isso, por o alarme a fazer o bip sonoro quando arma ou desarma.
Desde já agradeço vossa ajuda, e deixem-me dizer que estou muito contente com o alarme, apenas desgostoso, por o fulano não me activar essa função.
Obrigado.
O processo é igual ao descrito neste artigo
http://alarmescobra.com/regular-volume-da-sirene-em-alarmes-com-comando-original/