Exemplo de esquema de um módulo de vidros

Muitas são as duvidas relativas à ligação de um módulo de vidros, exceptuando os módulos específicos para determinadas viaturas a ligação de um módulo universal é na maioria das vezes  bastante simples.

Como exemplo de ligação de um módulo de vidros universal vou utilizar o esquema do antigo módulo de vidros da Cobra 1980.Ao mesmo tempo que serve para elucidar quais as ligações a efectuar para a ligação aos vidros da viatura, servirá também para aqueles que possam necessitar do esquema de ligação deste módulo em particular :)

Esquema de ligação a 2 vidros

Este acessório tem como função complementar qualquer  sistema de alarme  com comando negativo, para fechar os vidros eléctricos de diversas viaturas (chamo a atenção para o facto deste modulo 1980 já não estar disponível).Como a maioria dos módulos de vidros, dispunha de um temporizador de protecção que desliga assim que o vidro se fecha totalmente, evitando assim uma sobrecarga dos motores dos vidros.

O esquema apresentado exemplifica um tipo de ligação para vidros com tensão negativa constante, julgo que podem facilmente verificar que se interrompe a ligação original com polaridade positiva durante a subida efectuando a ligação do terminal 5 e 3 a cada um dos motores direito e esquerdo. O que acontece na verdade é que quando ligamos o alarme, este vai informar o módulo de vidros através do terminal 2 para subir os vidros, o módulo por sua vez vai substituir o interruptor emitindo em vez deste um sinal de corrente positiva para o motor.

As ligações 4 e 6 são para fazer um bypass  entre o interruptor da viatura e o motor do vidro, após a montagem de um módulo de vidros, quando pressionamos o interruptor no interior da viatura, o sinal enviado passa primeiro pelo módulo e só depois chega ao motor, sem que nesta operação o módulo efectue qualquer acção.

Finalmente para que tudo funcione necessitamos de uma ligação de corrente constante (normalmente denominada +30) protegida por um fusível de 30 amp, (terminal 7).

Exemplo do mesmo esquema para 4 vidros eléctricos

Para realizar a subida de 4 vidros basta adicionar um outro módulo e duplicar as ligações conforme podem verificar no esquema acima.

Um dos aspectos importantes na ligação de um qualquer módulo de vidros, independentemente do esquema a utilizar, é a qualidade das ligações.Os motores dos vidros eléctricos tem um consumo relativamente elevado e por isso a secção dos fios a utilizar deve ser no mínimo 1,5 mm para os fios que vão aos motores e, 2,5 mm no fio de alimentação.Considero bastante importante a união dos fios ser soldada em detrimento das ligações rápidas, no curto prazo podem resolver mas com o tempo tendem a fazer maus contactos, originando mau funcionamento.

Estes dois esquemas de ligação são unicamente usados no tipo de tensão descrita, embora não seja muito comum, existem varias outros tipos de tensão constante nos vidros que obrigam à utilização de esquemas distintos.O aparecimento do novo módulo de vidros da Cobra 2980 veio facilitar a ligação a quase todas as variedades de funcionamento apresentados pelos fabricantes automóveis. Mais recentemente surgiram vidros eléctricos com ligações através de sinais digitais que obrigaram à utilização de módulos específicos, mas sobre Vidros eletricos-Que módulo usar já falei num anterior artigo.

Espero que tenha ajudado a compreender um pouco melhor  como funcionam os módulos de vidros e o seu esquema de ligações através deste exemplo.

Se gostaste deste artigo....
Então podes partilhar...
...E subscrever a newsletter gratuita!

16 Comments on Exemplo de esquema de um módulo de vidros

  1. Gonçalo Surra // 04/08/2010 at 9:06 pm //

    Boa noite,
    antes demais peço desculpa, mas não percebo nada de electronica, mas tenho uma duvida.
    Tenho um modulo 1980 num corsa b com 2 vidros electricos, e como ja não se fabrica disseram-me aqui no site que devia comprar o 2980 para o substituir. O facto é que não tem nada a ver um com o outro, e as ligações assim como o numero de fichas não é igual, e assim não sei como ligar. Se me puderem dar uma ajuda agradecia.
    Atenciosamente
    Gonçalo surra

  2. admin // 10/08/2010 at 8:43 pm //

    Boas,

    O novo módulo trás esquema de ligações, basta seguir as mesmas.

  3. Rondinele Martins // 29/10/2010 at 1:56 pm //

    Bom dia, excelente guia.

    Tenho uma dúvida, estou com problema na saida do vidro dianteiro direito,

    Haveria algum problema se eu fizer uma ligação em série ou paralela entre os motores dianteiros para aproveitar a saida que ainda está funcionando?

    Sei que desta forma ao abaixar/subir o vidro dianteiro esquerdo o mesmo será feito ao dianterio direito.

    Receio que o sensor de fim de curso faça com que o vidro que ainda não estiver totalmente finalizado pare onde estiver.

    Seria viável fazer isto para nao precisar pelo menos no momento comprar outro módulo?

  4. admin // 29/10/2010 at 7:02 pm //

    Não aconselho pois o consumo de dois vidros juntos é superior, vai provocar sobreaquecimento do módulo.
    Provavelmente nem vai trabalhar pois o térmico vai desligar antes de chegar ao fim.

  5. Rondinele Martins // 29/10/2010 at 8:04 pm //

    Esse é um receio para ligação em paralelo, será que em Série o consumo não se divide ? permanecendo o mesmo total ?

  6. admin // 30/10/2010 at 7:37 pm //

    É usar a matemática em que U (tensão) é igual R (resistencia) X I (corrente em amperes)

    U=RXI
    I=U/R
    R=U/I

  7. Jorge Pereira // 09/01/2012 at 8:39 pm //

    Gostaria de colocar uma questão:
    No meu carro ( Mercedes CLK 200, ano 1998 ) mandei instalar um alarme cobra modelo 4615, acontece que está a trabalhar tudo muito bem, mas o instalardor, não me colocou o alarme a apitar quando arma ou desarma, ou seja ele acende os 4 piscas ao armar e desarmar, mas não dá snal sonoro.
    Ele disse-me que depois eu deveria entrar no modo de programação e activar essa opção, já que ela vinha desactivada de fábrica, mas não me explicou como deveria fazer.
    Ora eu jáli e reli o manual que ele me deu, mas não consegui fazer nada de concreto e como tenho receio de descomandar todo o alarme, pedia, ( caso seja possivel ) se me mandavam para meu email, umas pequenas explicações ( passo a passo ) apenas para fazer isso, por o alarme a fazer o bip sonoro quando arma ou desarma.
    Desde já agradeço vossa ajuda, e deixem-me dizer que estou muito contente com o alarme, apenas desgostoso, por o fulano não me activar essa função.
    Obrigado.

  8. Pedro Gonçalves // 28/10/2013 at 8:56 pm //

    Sou proprietário de um Honda Civic de 1996 equipado com um alarme Cobra Globe 3100. Este permitia o fecho dos vidros e do tecto de abrir ao accionar o comando de alarme. Dirigi-me a uma oficina para verificar um problema no interruptor do vidro da porta direita. Após o serviço, verifiquei que o comando ao ser accionado apenas fecha o tecto de abrir, os vidros já não fecham. Ter mexido no circuito do interruptor pode influenciar essa função? O que poderá ter acontecido? O que posso fazer? Existe alguma configuração que possa experimentar? Se não existir outra solução, que oficinas de assistência na cidade do Porto posso visitar para resolução do problema? Não quero ter que levar o carro de novo ao mesmo sítio. Podem contactar-me para o o e-mail.

  9. admin // 28/10/2013 at 9:18 pm //

    Julgo que o vidro não subia por existir uma avaria no módulo de vidros do alarme e não no interruptor.O que pode ter acontecido é eles terem anulado para que funcionasse normalmente.
    Penso que deveria questiona-los e se eu estiver correcto pedir para substituir o módulo, ou saber o que estava mal.

  10. Tenho um alarme Globe 3995, em que fechava os vidros… deixou de funcionar os vidros..
    Estes alarmes são em bloco ou existe o módulo de vidros colocado noutro local?

    Não consigo arranjar manual do alarme em lado nenhum :S

  11. admin // 07/11/2013 at 9:14 pm //

    Depende da viatura, se tem sistema confort (VW, AUDI,ETC) é o alarme que fecha se é uma viatura sem confort deve ter um módulo 2980.

  12. boa noite tenho um gol g3 power, e central do vidro traseiro parou. tem alguma possibilidade de tirar esta central e fazer uma ligação direta nos vidros traseiros….desde já agradeço se puder me dar uma posição..

  13. admin // 12/01/2014 at 7:34 pm //

    Sim, pode fazer uma ligação de bypass ao módulo de vidros.

  14. paulo pereira // 18/04/2014 at 9:12 pm //

    tenho um seat Ibiza comercial do ano 2001 os vidros não sobem nem descem sozinhos é necessário manter o dedo …
    o vosso modulo faz o pretendido , conseguem arranjar o esquema de ligação ?

    obrigado

  15. O modulo de vidros 2980 faz subir os vidros quando liga o alarme.
    Verifique se o seu carro tem sistema confort, fehar a porta e manter a chave para a direita.

Leave a comment

Your email address will not be published.

*