Teste a montagem do seu alarme

De que serve um alarme se as suas funções não estiverem devidamente programadas, ou as suas ligações não estiverem correctamente efectuadas?Provavelmente de muito pouco, é muito comum encontrar viaturas com diversos tipos de alarme em que a montagem não foi realizada por verdadeiros profissionais, encontramos instalações sem a montagem do interruptor de capot, sem ligação á mala ou mesmo sem que a protecção das portas esteja efectuada.

Parece grave? Acho que sim, não é invulgar encontrar viaturas em que todas estas situações são uma realidade, no fundo a única protecção existente são os sensores e um autocolante,caso estes avariem só lhe resta o ultimo, para uma montagem que ronda em média 250 Euros é de facto grave.

o-seu-alarme-e-so-um-autocolante

Para que possam verificar eficazmente a montagem da maioria dos modelos de alarme sigam as seguintes indicações:

Testar protecções perimétricas

  • Ligue o seu alarme e aguarde 40 segundos (coincide com o iniciar do piscar do led interior na maioria dos modelos), este é o tempo que ele necessita para estar em pleno funcionamento.
  • Abra uma das portas lentamente, a sirene deve começar a soar, feche a porta e desligue o alarme.
  • Os indicadores de direcção devem piscar quatro vezes e o led interior mostrará a memória de alarme.
  • Proceda da mesma forma para todas as outras portas, uma de cada vez.
  • Efectue o mesmo teste para o capot motor.
  • O mesmo teste deve ser efectuado para a mala, em viaturas tipo carrinha, abra só um pouco da mala lentamente de forma a que os sensores não detectem o movimento, só queremos testar a ligação do respectivo interruptor.

Testar sensores volumétricos/ultrasónicos.

Pode realizar este teste de duas formas, e indico duas, por ser difícil em alarmes com elevação de vidros automáticas realizar uma delas.

1ª Opção- Sem elevação de vidros automática.

  • Feche todas as portas, capot e mala da sua viatura deixando dois vidros de um mesmo lado ligeiramente abertos (cerca de 10 cm).
  • Ligue o alarme e no espaço de 40 Sec (aqui é ao contrario, não esperamos que ele esteja totalmente activo), insira uma mão pelo espaço do vidro e acene no interior da viatura.
  • O led interior deve emitir uma piscadela cada vez que acena, se executar movimentos rápidos o led corresponderá com piscadelas rápidas.
  • Desligue o alarme.

2ª Opção- Para viaturas com módulo para subida de vidros instalado.

  • Sente-se no banco do condutor em posição imóvel e realize os passos descritos anteriormente, excluindo claro a parte dos vidros pois eles devem estar totalmente fechados.
  • Execute o mesmo o mesmo tipo de movimentos no interior da viatura.
  • O led do alarme corresponderá da mesma forma que a descrição anterior.

Em qualquer montagem todas as ligações devem ser efectuadas, não só por uma questão de segurança, sem duvida a mais importante, mas também por uma questão de programação de algumas funções do alarme.Quantas vezes já tentou entrar na tabela de funções avançadas e não foi possível, ou no caso de necessidade de codificar um comando novo, se a ligação do capot ou da porta do condutor não estiver feita não vai conseguir realizar nenhuma destas operações.

Teste a montagem do seu alarme e caso encontre alguma anomalia diriga-se uma empresa da especialidade.

Se gostaste deste artigo....
Então podes partilhar...
...E subscrever a newsletter gratuita!